segunda-feira, 7 de julho de 2008

Reunião Pública Ordinária do Executivo, dia 7 de Julho de 2008.

SEM PRESIDENTE NÃO HÁ REUNIÕES

Faltou à Reunião o Sr. Presidente da Câmara. Não transcrevo os motivos indicados pelo sr. Presidente em exercício, porque certamente não são verdadeiros.

PAOD

Fiz a seguinte intervenção:

1 - Falta do Presidente da Câmara

BASTA! É DE MAIS!

No dia 30 de Junho, depois de ter faltado à reunião do Executivo Camarário, invocando que estaria de férias nos próximos 15 dias, o sr. Presidente da Câmara de Almeirim, presidiu à Assembleia da CULT, na qualidade de Presidente da Câmara de Almeirim.

O sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, nessa qualidade, esteve presente em duas sessões de esclarecimento tardias e “requentadas” sobre a sua cadeia, na quinta feira, para onde se fez transportar no seu carro de serviço, à noite em Paço dos Negros e no sábado às 19 horas em Marianos.

Agora falta a esta Reunião.

São as prioridades do senhor. Os nossos munícipes farão a leitura desta postura.

Por mim não se realizarão mais reuniões de Câmara sem a sua presença.

2 – A prisão do Presidente da Câmara

Mais uma vez não existe na O.T. desta reunião qualquer referência à Prisão do Presidente da Câmara, o que não deixa de ser ridículo, mas que quero lamentar profundamente.

Os nossos munícipes não merecem da parte de Vª Exª qualquer consideração, mereceram, certamente, que lhes retirasse a confiança política que Vª Exª, decididamente não lhes merece.

Para que, mais uma vez, fique muito claro:

Não sou contra a construção de uma Prisão em Paço dos Negros ou em Marianos, sou literalmente contra a construção de qualquer cadeia em qualquer lugar do meu Concelho.

Não é uma estrutura que nos faça falta, não se enquadra no ordenamento do território, não nos traz qualquer vantagem económico-social, nem faz parte dos objectivos estratégicos para o desenvolvimento da região. E é um crime à face das leis deste país, que se diz um Estado de Direito.

Não é, decididamente, um investimento de qualquer qualidade.

Sei que têm que existir prisões, mas a sua localização deve ser muito bem estudada e deve contemplar localidades onde se enquadrem e dela tenha necessidade. A cidade de Almeirim, não carece de uma prisão, o Sr. Presidente da Câmara talvez, porque necessita de justificar quatro anos de estéril mandato.

3 – Processo de Inquérito

Recebi, em envelope fechado, juntamente com a documentação para a Reunião de Câmara de 30 de Junho e datado de 24 do mesmo mês, comunicação do Sr. Presidente da Câmara, informando que tinha procedido ao levantamento de processo de inquérito a um funcionário desta autarquia.

Ora, embora sendo sempre desagradável, quer para a autarquia, quer sobretudo para o funcionário, até apreciei ter-me sido dado conhecimento, o que é estranhíssimo, e o sigilo e confidencialidade supostamente demonstrados.

Qual não é o meu espanto quando vejo a notícia no Mirante, com a indicação do local de trabalho do funcionário e a descriminação do ilícito cometido e ainda por cima a notícia aparece comentada pelo Sr. Presidente.

Olá! Aqui há gato!

Tanta solicitude, desta vez, em mandar proceder a um processo de inquérito, com jornais e tudo.

Informei-me melhor e percebi os objectivos deste já inquinado processo.

Mais uma vez, sem olhar a meios o Sr. Presidente pretende assassinar politicamente, desta vez, o Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal e então vale tudo na sua linha de orientação de rasteirice e idiotice politica e falta de respeito pelos valores mais elementares das regras da democracia e pelo bom nome das pessoas.

Espero que o Dr. Armindo Bento se sinta tão incomodado quanto eu, quando resolveu retirar-me a confiança política, seja lá isso o que for.

Sr. Presidente, retirei-lhe a minha confiança política muito tempo antes de me demitir e retirei-lhe, também, a minha confiança pessoal um pouco mais tarde, porque, de facto, nem como político nem como pessoa me merece qualquer consideração. Tenha moderação, a sua vez vai chegar e espero que não demore muito para bem do meu Concelho, se é que até partir de vez não o conseguir destruir completamente.

Não deve fazer ouvidos moucos às críticas que lhe são feitas, ainda há bem pouco tempo, a propósito da sua prisão, foi vaiado numa sessão de “esclarecimento/ intoxicação” patrocinada por si, por muitos munícipes do nosso Concelho, que já lhe retiraram a confiança há muito tempo e se persistir nessa ideia completamente estúpida e sem sentido, muitos mais o hão-de fazer.

Mas será que a minha terra está disposta a isto? Tenho sérias dúvidas.

De seguida fizeram uma intervenção política, bastante dura, a CDU e o PPD/PSD, tendo o Dr. Pedro Pisco dos Santos anunciado, em meu nome e da CDU, a nossa democrática retirada da Reunião, provocando a sua suspensão imediata por falta de quórum.

Sem comentários: